Politiquement correct

novembro 02, 2011

Já está disponível no Youtube uma das músicas, na íntegra, do novo disco do Bénabar que estará disponível nas lojas a partir do dia 5 de dezembro.

O disco terá o nome de "Les bénéfices du doute" e o single "Politiquement correct" já pode ser comprado na loja do iTunes por $1,29. Eu não tinha me empolgado com o pedaço que tinha ouvido desta música mas, agora, com o vídeo que disponibiliza a letra, eu até comecei a achar mais interessante.



"Mais moi, je t'emmerde" é um linguajar chulo para dizer alguma coisa do tipo (perdoem o baixo calão) "caguei pra você" e Bénabar diz que escreveu esta música para criticar o discurso daqueles que atacam o "politicamente correto" para defenderem um jeito bárbaro de ser.

Segue abaixo um trecho de uma entrevista com Bénabar que eu tirei daqui:

"J'emmerde tout un courant de pensée qui, sous prétexte de lutter contre le politiquement correct, défend des idées dégueulasses. Maintenant, si on n'est pas raciste, c'est qu'on est bobo, si on n'est pas misogyne, c'est qu'on est naïf ou angélique. C'était une réaction à ce discours, où je me sentais directement visé. Il faut quand même rappeler que c'est bien de ne pas être raciste, pas être antisémite. Je défends ces valeurs-là. C'est bien de dire bonjour à la dame. C'est pas une profession de foi, c'est pas une agression, c'est un coup de gueule. C'est ce que j'enseigne à mes enfants, c'est aussi pour ça que je me suis senti visé. On apprend aux enfants qu'il faut être gentil, dire bonjour à la dame... Effectivement c'est politiquement correct, mais bordel c'est que j'apprends à mes gosses ! Et c'est bien de dire bonjour à la dame."

Não entendeu nada? Vai lá no Google Translate.

Posts relacionados

2 comments

  1. Penelope, estou adorando o teu blog. Vou indicá-lo para amigos q curtem música francesa e procuram coisas novas, diferentes.
    Gostei da música do Benabar. Acho q com o pedacinho da entrevista, a letra fica mais contextualizada.

    ResponderExcluir
  2. Legal, indica sim!

    E é verdade, depois de ler a entrevista, a música do Bénabar faz mais sentido.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...