Adaptações francesas da Disney

novembro 09, 2011

Eu sou da geração que viveu o grande retorno da Disney no fim da década de 80. Minha infância foi recheada de clássicos animados como "A pequena sereia", "A bela e a fera" e o "O Rei Leão". Eu me lembro de assistir "O Corcunda de Notre Dame" no cinema e, já completamente apaixonada por Paris, achar que aquele era o filme mais bonito que eu já tinha visto na vida. E como criança tende a ficar obcecada e assistir o mesmo filme um milhão de vezes, naturalmente eu decorei todas as trilhas sonoras dos meus filmes preferidos.

Logo que eu comecei a pesquisar mais a fundo a música francesa, me ocorreu de pesquisar também as versões francófonas das músicas que eu amava tanto na minha infância. E, como a Disney não faz nada sem muito capricho, logo descobri que, como ocorria no Brasil, as versões francesas também contavam com participações de grandes músicos para cantar nos filmes. O simpático camarão Sebastian, da Pequena Sereia, ganhou a voz de Henri Salvador, por exemplo.

Aliás, Henri Salvador foi um grande colaborador em dois filmes da Disney nessa época. Além de Sebastian, Salvador fez uma versão em francês de "The lion sleeps tonight", para o filme "O Rei Leão".

Ouçam aí embaixo, a versão francesa "Le lion est mort ce soir":



E que tal rever algumas das cenas inesquecíveis cantadas em francês? Aí embaixo estão listadas as minhas favoritas!







E finalmente, queria postar aqui a próxima cena porque, mesmo que eu nunca tivesse gostado muito da música dela, é um momento histórico que deu um salto importantíssimo no mundo da animação.

A cena do jantar, em "A Bela e a Fera" foi a primeira vez na história do cinema em que a animação feita por computadores foi utilizada em um longa metragem.Os executivos mais tradicionais da Disney ficaram apavorados pela idéia na época, mas foram convencidos de que o cenário em 3D, se tratado corretamente, poderia se integrar bem aos personagens de animação tradicional.

Depois do resultado bem sucedido em "A Bela e a Fera", os executivos de cinema ficaram muito mais abertos a investir na computação gráfica e, hoje em dia, como todo mundo sabe, o 3D praticamente domina o mercado de animação.



Posts relacionados

3 comments

  1. Adorei relembrar o filme da Bela e a Fera... ainda mais com a canção em francês que eu não conhecia...
    Acompanho o conexão paris e agora conheci o seu blog e com certeza vou acompanhar tb!!

    ResponderExcluir
  2. To estudando francês e baixei toda trilha sonora em francês da Disney... Mds que adaptação maravilhosa!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...