As 10 melhores músicas para aprender francês

março 07, 2012

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do que vários leitores pensam, não falo francês fluentemente, e estou em um nível intermediário para baixo (eu inventei esta categoria).

Por isso, decidi hoje separar algumas músicas que já me ajudaram muito a entender melhor o francês. As músicas listadas foram escolhidas porque a) tem um francês muito básico; b) são fáceis de entender; c) o francês cantado é muito claro.

Espero que elas ajudem vocês, tanto quanto já me ajudaram.

1. Sympathique, do Pink Marini.
Embora seja uma música composta por norte-americanos, o vídeo é quase uma aula de francês.


2. Où est ma tête?, do Pink Martini.
Também composta pelos norte-americanos do Pink Martini, a música é fácil de entender e, de quebra, a gente aprende os nomes de partes importantes do corpo humano.



3. La Javanaise, de Serge Gainsbourg
O francês lento e bem pronunciado de Gainsbourg sempre ajuda.



4. Non, je ne regrette rien, de Édith Piaf


5. Sous le ciel de Paris, de Yves Montand.
Yves Montand fala todas as palavras de um jeito tão calmo que a gente entende tudo, mesmo sem entender!



6. Que reste-t-il de nos amours?, de Charles Trenet



7. La fleur aux dents
Esta canção do Joe Dassin me ajudou a entender melhor a pronúncia do passado imperfeito.


8. Ton Héritage, de Benjamin Biolay.
Esta me ajudou a aumentar o vocabulário - e finalmente decorar que a expressão certa é "de temps en temps" e não "de quand en quand"!



9. Le coup de soleil, na voz de Camélia Jordana.
Caméila canta esta música lindamente, e o vocabulário é bem rico.


10. Désir, désir, de Laurent Voulzy.
Me ensinou várias coisas, dentre elas a expressão spleen, inventada por Baudelaire para descrever um estado de melancolia.


Posts relacionados

38 comments

  1. Nunca fui boa em aprender qqr idioma com músicas mas vou tentar já que voce postou músicas bem legais :):)Pelo menos vou escutar músicas que gosto rsrs
    Bisous

    ResponderExcluir
  2. Finalmente descobri a música inspiradora do blog. Parabéns, aprender francês assim dá até vontade de cantar!
    Um beijo
    Dorothéa

    ResponderExcluir
  3. Ilma, tomara que ajude!

    Dorothéa, não dá? Também fico doida pra falar fluente só pra conseguir cantar estas músicas lindas.

    ResponderExcluir
  4. Penélope, parabéns pela seleção tão deliciosa que você colocou nesta postagem e na do dia das mulheres. Matei saudades e apreciei músicas que ainda não conhecia. E a Camélia interpretou lindamente a música, me emocionou.
    Bisous, bisous...
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Fabíola.

    Quando descobri esta versão da Camélia, fiquei ouvindo uns 10 dias seguidos.

    ResponderExcluir
  6. Le ciel dans une chambre é uma tradução para o francês para Il cielo in una stanza do italiano Gino Paoli. Uma pequena perola do cancioneiro italiano.

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Penélope!!As músicas ficam na cabeça e acabamos assimilando várias palavras.E você só indicou músicas maravilhosas.
    Amo Ton Héritage!

    ResponderExcluir
  8. Cláudia, Ton héritage me emociona todas as vezes!

    Que bom que gostou da lista.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Adorei o blog. Mas seria possível disponibilizar as letras das músicas também?
    Grata,
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Ana,

    Eu não costumo postar as letras porque senão o post fica muito longo, mas quando pesquiso, costumo achar quase tudo neste site:

    http://www.paroles-musique.com/

    Beijo,

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post, estudo francês há 8 meses, tenho muita facilidade para escrita e pronúncia, mas pra entender mesmo, estou com um pouco de dificuldade, a professora indicou ouvir músicas, já que filmes podem ter gírias e falas mais rápidas, minha memória auditiva é péssima,será que estudando uns 3 anos vou entender bem o que eles falam rápido? Tem horas que fico arrasada, rs...Assino o canal TV 5 Monde também, pra ajudar, mas não tenho tido muito tempo...Seu post veio na hora certa, estou de férias e vou me acabar de ouvir musicas francesas o dia todo!

    ResponderExcluir
  12. Pati, francês é difícil mesmo. Eu mesma ouço música francesa diariamente há 10 anos e ainda tenho dificuldade!

    Fica ligada que eu vou fazer mais uma parte 2.

    ResponderExcluir
  13. Mais um show, Penélope. Seleção nota 10.

    ResponderExcluir
  14. Post muito legal....moro em Paris ha 1 ano e 3 meses e ainda estou aprendendo o frances....e musicas realmente nos ajudam bastante a aperfeiçoar o idioma...vou deixar algumas sugestoes para o proximo post...adoro ouvir La vie en Rose na voz de Grace Jones
    http://www.youtube.com/watch?v=q1IYUvrn8gk
    e tambem algumas do Renan Luce..mas a minha predileta eh Lacrymal Circus
    http://www.youtube.com/watch?v=1c9JCGj9jNo

    Abracos

    Moema Rodriguez
    http://designaoseualcanceemparis.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  15. Muito legal, Moema, obrigada pelas indicações.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    muito legal a seleção de musicas que você escoliou

    Venha ver meu blog sobre a França: www.discutindoafranca.com/pt/ (em Francês e Português) e também meu youtube (http://www.youtube.com/user/discutindoafranca) onde tem musica Francesas famosas traduzidas

    Abracos

    ResponderExcluir
  17. Gostei da lista, coloquei para ouvir enquanto estudo matemática, hehe

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante das musicas,espero que com elas o meu vocabulário em frances melhore! Au revoir!!!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom seu site. Adorei a seleção e estou estudando com eles. Uma música das várias francesas que gosto é "Butterfly"-Danyel Gerard.
    Je vous souhaite bonne chance!

    ResponderExcluir
  20. ameiii! muito obrigada! estava perdidinha de como intensificar o meu francês sozinha! Merci beaucoup!

    ResponderExcluir
  21. Olá Penélope, primeiramente obrigada por ter feito este post, eu tenho apenas 11 anos de idade e fui selecionada para estudar em uma escola de línguas e eu ganhei francês, como vou começar a estudar logo, já tenho de praticar e o seu post ajudou-me bastante. Uma outra música que poderia acrescentar é a música NÉ ME QUITTE PAS da MARIA GADÚ. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada!

      E parabéns pela curiosidade e pela gentileza. Até hoje, acho que você é a pessoa mais jovem que deixou comentário aqui no blog e é muito bom saber que tenho leitores de 11 anos! Desejo muito sucesso para você e tenho certeza de que você aprenderá francês muito facilmente. Obrigada pela visita!

      Excluir
  22. Nossa, conheci o blog hoje e estou amando. Como estou tentando aprender francês, este post está sensacional.
    Merci, Penélope
    Ariston

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de obter a letra de um bolero em francês cantado por Santo Morales no qual compreendo os versos " Bolero..., dance avec moi... ai,ai,ai... dancez d'ancor."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo, infelizmente, não conheço esta música. Beijos!

      Excluir
  24. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e melhore ddtank

    ResponderExcluir
  25. Adorei e já estou ouvindo-as! Gosto muito das músicas da Zaz também....aprendi bastante com elas!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! Adoro musicas francesas. Ouça Patrick Bruel et Tina Arena

    ResponderExcluir
  27. Anotei as dicas e quero deixar registrado duas músicas que acho uma preciosidade:
    l'amour est bleu e derniers baisers. bjs

    ResponderExcluir
  28. Parabens pela selecao! Linda a interpretaçao da Camelia! Linda d+!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns!! Parabéns pela dedicação e bom gosto nas seleções das musicas. Facilitaria ainda mais se tivesse juntamente com a letra e a tradução. Tinha desistido de aprender o idioma francês mas depois que achei seu blog me ativou a vontade... Kkkk. Me ajudará bastante nos meus estudos. Merci. Au revoir.

    ResponderExcluir
  30. Adorei os links! Sou aluna iniciante de francês e estou tendo aulas com a Preply https://preply.com/pt/skype/professores-frances-para-iniciantes e gostando muito. Estava um pouco na dúvida de ter aulas por skype, mas me surpreendi com o resultado, pois estou aprendendo rápido e de maneira natural.

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Eu tive aulas de francês por um curto período e la escutávamos uma música de uma brasileira que cantava trechos em português e trechos em francês, era bem legal, eu procuro sempre essa música mas não encontro pois não lembro nem o nome da cantora. Alguém aqui será que sabe qual música é?

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...