O imortal Charles Trenet

maio 18, 2013

Não me canso de dizer que, se a chanson française tem um pai, ele certamente é Charles Trenet. Este francês simpático (e um tanto quanto polêmico para a sua época) completaria 100 anos de idade hoje fica até difícil fazer uma homenagem à altura, já que ele é simplesmente o responsável por algumas das músicas mais bonitas na França no último século.

Costumo responder, quando me perguntam o porquê de ter me mudado para Paris, que a culpa tem dois nomes: Hemingway (por causa do seu livro "Paris é uma festa") e Charles Trenet, por ter composto canções que milhões de vezes me fizeram sonhar com uma vida em Paris quando eu ainda era adolescente morando na casa da minha mãe.

Bom, como sou incapaz de falar por mim mesma o valor de Trenet para a música francesa, deixo o próprio cantar e explicar para vocês o gênio musical que foi, em uma seleção das minhas canções favoritas que foram imortalizadas por ele.

















Trenet em Inglês e Português













A exposição

Copio e colo aqui o post que escrevi sobre a exposição "Le Fou Chantant" para o blog do Globo, que faz uma retrospectiva da carreira e homenageia a obra de Trenet e está aberta até o dia 30 de junho, em Paris.

Ir a Paris e ver uma boa exposição sempre faz parte do roteiro de visitas. Se você já conhece os tradicionais, a hora é de partir para as exibiciões menos óbvios, mas nem por isso menos interessantes. Uma dica impredível para quem vem por agora é a exposição que comemora o centenário do mestre da música francesa, Charles Trenet. Apadrinhada por ninguém menos que Charles Aznavour, a mostra faz um panorama da tragetória de vida de Trenet através de suas músicas e de sua poesia. O grande compositor é responsável por músicas imortais, como Que reste-t-il de nos amours (conhecida pelos americanos como I wish you love), La Mer (também reprisada pelos americanos e chamada de "Beyond the sea", em inglês) e Douce France.

Galerie des bibliothèques
22 rue Malher
75004 Paris
De 11 de abril a 30 de junho

Posts relacionados

0 comments

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...