Comendo coxinha em Paris

maio 16, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.




É indiscutível que a culinária francesa é incrivelmente criativa e tem uma qualidade altíssima. E também é indiscutível que, aqui em Paris, pode-se comer muito bem a preços bem mais baixos que no Brasil, por exemplo, e que mesmo os produtos que se encontram aqui no supermercado são muito variados, com uma riqueza de diversidade ao alcance da mão. Só que, de vez em quando, bate uma vontade de comer coisas um tanto quanto impossíveis, como...uma coxinha!



Eu sei que a maioria de vocês, que mora no Brasil, não tem lá muito interesse em vir a Paris para comer este tipo de coisa, mas a dica de hoje vai para quem mora aqui e, de vez em quando, se pega saudoso de ir a uma boa lanchonete comer um pastel frito, um kibe ou uma coxinha feita na hora. É o caso do espaço da Rose de Belém, uma simpática paraense que mora aqui há 23 anos. Localizado no charmoso mercado Saint Quentin, perto da Gare de l'Est, a lanchonete "Alegria Brasil" existe há mais de 3 anos e serve feijoada, moqueca e, claro, uma boa caipirinha.



Cheia de sorrisos e de uma gentileza infinita, Rose recebe todo mundo que chega com um grande sorriso e nota-se que ela espera os clientes novos falarem um "oi" bem brasileiro para ela já começar a falar português. O espaço dela é o lugar mais genuinamente tupiniquim em Paris que eu já fui até hoje. Enquanto eu provava uma de suas famosas coxinhas (semana passada, saiu em uma matéria do Le Monde falando nelas), Rose, da sua pequena cozinha, já anunciava a todos os clientes que estava "passando um cafezinho" e me avisava gentilmente: "se você quiser, a gente tem Guaraná, viu?".

A sensação é de que, em alguns instantes, eu fui teletransportada para um mercado central de uma cidade do nosso país e, saindo de lá, foi até engraçado voltar para o mundo parisiense e me lembrar que eu não estava, de fato, em uma esquina qualquer em Belo Horizonte. A coxinha, na lanchonete da Rose, custa 3 euros, mas a sensação que ela proporciona de estar de volta em casa por uma meia hora, simplesmente não tem preço.

Alegria Brasil
85 Bis Boulevard de Magenta
75010 Paris
+33 9 75 41 70 24

Posts relacionados

0 comments

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...