Chanson de Lundi

dezembro 05, 2011


Eu postei lá no Conexão Paris o meu encontro com o Benjamin Biolay e, nos comentários, uma das leitoras falou no ótimo disco Salle de pas perdus, da irmã dele, Coralie Clément.

Daí lembrei que um amigo meu me explicou que salle de pas perdus, além do significado literal que quer dizer sala dos passos perdidos, também é como os franceses chamam as salas de espera de espaços públicos. Se chamam assim devido ao fato das pessoas, sempre que esperam de pé, tem a tendência de andar impacientes de um lado para o outro, e daí vem os chamados pas perdus.

Por serem normalmente localizadas em lugares que geram emoção, como salas de espera de tribunais de justiça e estações de trem, o nome fica ainda mais poético, já que é onde as pessoas normalmente aguardam por eventos que são importantes em suas vidas.

Por causa desta lembrança, a Chanson de Lundi desta semana é com a Coralie, que não lança um disco desde 2009. A que eu escolhi é Ces matins d'été mas recomendo que, se você gostou da escolha essa semana, escute o disco todo, ele é maravilhoso.

Posts relacionados

3 comments

  1. Oi, Penelope! Esse é um favorito meu também (difícil de achar...), muito suave, uma delícia. Além desta gosto muito da Mes Fenêtres donnent sur la Cour, L´Ombre et la Lumière e Samba de mon Coeur qui bat, que já virou um clássico :-)
    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Para mim Salle des pas perdus é um cd que mostra que a exposição a boa música na infancia ajuda muito. Abaixo um link em que ela conta que escutava Caetano, Chico e Astrud Gilberto na infancia.
    http://mtv.uol.com.br/noticiasmtv/videos/not%C3%ADcias-mtv-nova-sensa%C3%A7%C3%A3o-do-pop-franc%C3%AAs-coralie-clem%C3%A9nt

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...