Ela foi pensada para embalar o café de um domingo de manhã, por isso o nome.
Espero que vocês gostem!
A música de hoje é uma das minhas favoritas de Serge Gainsbourg. Abaixo, vocês podem ouvir três versões diferentes de Je suis venu te dire que je m'en vais.
Serge Gainsbourg
Coeur de Pirate
Rufus Wainwright
(Publicado ontem, no Conexão Paris)
Béatrice Martin é o verdadeiro nome da enfant terrible canadense Coeur de Pirate. Isso mesmo, eu disse canadense. Québécoise, bien sûr!, e, por isto mesmo, acho que posso fugir um pouco de Paris sem quebrar as regras deste blog.
A moça lançou um disco em 2008, quando tinha apenas 19 anos (recém-completos, na época), e o álbum, que leva o seu nome artístico, foi um sucesso absoluto de crítica e nomeado a diversos prêmios na categoria revelação.
Ela chamou a atenção na grande mídia quando, em fevereiro de 2009, um fotógrafo conterrâneo seu publicou o vídeo de um time-lapse do filho usando a música Ensemble como trilha sonora. O vídeo, atualmente com mais de 2 milhões de acessos, virou hit e certamente impulsionou a fama de Coeur de Pirate, mas, ouvindo com cuidado o seu primeiro disco, fica óbvio que a fama viria de qualquer forma.
Este primeiro álbum merece ser ouvido com calma e eu poderia discorrer sobre cada uma das canções individualmente, tecendo elogios sem fim, mas sugiro que vocês ouçam por si próprios.
Aí embaixo, coloquei duas das músicas que eu mais gosto do disco de 2008. Infelizmente, o Youtube não me deixou colar aqui também o videoclipe dela com a música que eu mais ouvi do disco, mas, quem quiser, é só clicar aqui para assistir (e vale a pena, porque o vídeo tem imagens de arquivo incríveis da década de 60, com direito a takes de artistas como Sophia Loren, Beatles e Marilyn Monroe).
Depois do sucesso do disco, Coeur de Pirate foi lançada ao alto escalão dos jovens nomes da música francesa e, para vocês terem uma idéia, ano passado, em Paris, não consegui comprar ingressos para o seu show nem tentando com um mês de antecedência.
O segundo disco, lançado no final do ano passado, não decepcionou. Pelo contrário, ouvi o Blonde com aquela deliciosa satisfação de uma fã que tem a certeza de que o artista admirado veio para ficar.
Uma bom fim de semana a todos!
A linda (e, agora, grávida) Coeur de Pirate lançou um videoclipe novo com a música Golden Baby, que aparece no segundo disco da artista.
Os sortudos que vão poder ir ao festival Alors...Chante !, serão presenteados com um line-up dos sonhos aqui do Sob o céu de Paris.
Na edição deste ano, nomes como Berry, L, Brigitte, Thomas Dutronc, Coeur de Pirate e Camille estarão presentes nos palcos da cidade de Montauban. Está pouco ou quer mais?
O festival acontece na pequena cidade do sul da França entre os dias 14 e 20 de maio e o site oficial informa que os ingressos estarão à venda em breve.
E por falar em Berry, o site oficial dela já está de volta ao ar e tem vários trechinhos das gravações em estúdio do disco novo. São vídeos daquela mesma série que eu já tinha postado aqui.
Foram anunciados hoje os indicados ao prêmio Les Victoires de la Musique 2012.
Como eu fiz em 2010 e em 2011 e já virou tradição aqui do blog, seguem abaixo as minhas apostas (ou melhor, torcida) para os vencedores. Os nomes preferidos são aqueles em negrito (e os asteriscos tem as minhas observações pessoais).
Como só consigo opinar em algumas categorias, deixei de fora as outras (em rap, música eletrônica e tal), mas quem quiser ver a lista completa, é só ver clicando aqui.
Um detalhe a ser notado: quando o videoclipe do Julien Doré foi lançado ano passado, eu o comparei ao de Katerine, que ganhou o prêmio de melhor videoclipe em 2011. Será isso um sinal? Será que já posso abandonar meu emprego e virar vidente? Não acredita em mim? Clica aqui e veja você mesmo!
Só saberemos no dia 03 de março, quando ocorrerá a premiação.
Artista Masculino
Benjamin Biolay
Julien Clerc*
Thomas Dutronc
Hubert-Félix Thiéfaine
*sempre prefiro o Biolay, mas acho que este ano o Julien Clerc vai ganhar. Thomas Dutronc é meu segundo favorito, mas não merece este ano.
Artista Feminino
Catherine Ringer
Camille
Nolwenn Leroy
Zaz*
*cadê a Coeur de Pirate nesta lista???
Grupo ou Artista revelação (escolha do público)
Brigitte
L
Inna Modja
Orelsan
Grupo ou Artista revelação
Alexis HK*
Brigitte
Imany
Skip the Use
*não entendi porque Alexis HK está na categoria "artista revelação". Revelação pra quem?
Fiquei tão preocupada em assistir ao show da Coeur de Pirate no SFR que aconteceu hoje às 18h (horário de Brasília), que esqueci de postar a Chanson de Lundi.
![]() |
| Printscreen da minha tela durante o show |
Hoje é dia de ver um show da Coeur de Pirate ao vivo!
O site da SFR vai transmitir na íntegra um show da cantora às 18h (horário de Brasília). Ela irá, naturalmente, apresentar as canções do seu último disco, o Blonde.
Para quem quiser ver, clica aqui.
Sim, chegou aquela época de fazer listas.
Para quem quer relembrar, a tradição da lista de melhores do ano começou em 2009, quando escolhi os melhores discos de música francesa da década.
Ano passado, não lembro o porquê, mas não postei os melhores (e vou corrigir isso em breve, fazendo um post com as melhores músicas de 2010) mas, em compensação, postei em março as 10 melhores músicas francesas de todos os tempos.
E 2011 foi bastante frutífero para a produção musical francesa, portanto, merece uma lista bem pensada. Teve disco novo de Bénabar, Alain Souchon, Coeur de Pirate, Camille, Claire Denamur, Thomas Doutronc, Laurent Voulzy, homenagem a Gilbert Bécaud e até disco de Natal de Michel Legrand. Aí embaixo vocês podem conferir uma lista das melhores músicas lançadas na minha opinião, é claro.
E o motivo pelo qual decidi ilustrar este post com o rosto simpático da Coeur de Pirate é simplesmente porque eu acho que ela brilhou um pouco mais forte e mais alto no céu estrelado da música francesa.
01. Saint-Laurent - Coeur de Pirate (Blonde)
02.Politiquement Correct - Bénabar (Le Bénéfices du Doute)
03. She won't trade it for nothing - Keren Ann (101)
04. Mademoiselle Liberté - Vincent Liben avec Berry (Mademoiselle Liberté)
05. Le jour et la nuit - Alain Souchon (À cause d'elles)
06. Bang Bang Bang - Claire Denamur (Vagabonde)
07. Les chiens ne font pas des chats - Ludivine Sagnier et Rasha Bukvic (Les Bien-Aimés)
08. La France - Camille (Ilo Veyou)
09. Julien Doré - Kiss me Forever (Bichon)
10. Jeanne - Laurent Voulzy (Lys and Love)
Faixa Bônus: Maya Barsony - Poing Virgule (Monter Amoureuse)
Veja também
- As músicas francesa mais românticas
- As melhores músicas francesas de 2010
- As melhores músicas francesas da década
- As melhores coletâneas de música francesa
Primeiro eu quero falar da decoração de Natal do blog, que foi feita carinhosamente por Vincent Lefebvre, ilustrador oficial do blog, e que ficou tão linda. Obrigada, Vincent, pela gentileza de tirar uma tarde das suas férias para fazer este mimo para o Sob o céu de Paris.
Estou pensando em usar o Grooveshark a partir de agora para dividir as músicas com vocês, mas só serve pra mim se todo mundo puder ouvir.
Quem não tem conta lá consegue ouvir a música abaixo?
Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...