Coração de Pirata

abril 14, 2012

(Publicado ontem, no Conexão Paris)

Béatrice Martin é o verdadeiro nome da enfant terrible canadense Coeur de Pirate. Isso mesmo, eu disse canadense. Québécoise, bien sûr!, e, por isto mesmo, acho que posso fugir um pouco de Paris sem quebrar as regras deste blog.

A moça lançou um disco em 2008, quando tinha apenas 19 anos (recém-completos, na época), e o álbum, que leva o seu nome artístico, foi um sucesso absoluto de crítica e nomeado a diversos prêmios na categoria revelação.

Ela chamou a atenção na grande mídia quando, em fevereiro de 2009, um fotógrafo conterrâneo seu publicou o vídeo de um time-lapse do filho usando a música Ensemble como trilha sonora. O vídeo, atualmente com mais de 2 milhões de acessos, virou hit e certamente impulsionou a fama de Coeur de Pirate, mas, ouvindo com cuidado o seu primeiro disco, fica óbvio que a fama viria de qualquer forma.



Este primeiro álbum merece ser ouvido com calma e eu poderia discorrer sobre cada uma das canções individualmente, tecendo elogios sem fim, mas sugiro que vocês ouçam por si próprios.

Aí embaixo, coloquei duas das músicas que eu mais gosto do disco de 2008. Infelizmente, o Youtube não me deixou colar aqui também o videoclipe dela com a música que eu mais ouvi do disco, mas, quem quiser, é só clicar aqui para assistir (e vale a pena, porque o vídeo tem imagens de arquivo incríveis da década de 60, com direito a takes de artistas como Sophia Loren, Beatles e Marilyn Monroe).



Depois do sucesso do disco, Coeur de Pirate foi lançada ao alto escalão dos jovens nomes da música francesa e, para vocês terem uma idéia, ano passado, em Paris, não consegui comprar ingressos para o seu show nem tentando com um mês de antecedência.

O segundo disco, lançado no final do ano passado, não decepcionou. Pelo contrário, ouvi o Blonde com aquela deliciosa satisfação de uma fã que tem a certeza de que o artista admirado veio para ficar.





Uma bom fim de semana a todos!

Posts relacionados

6 comments

  1. Eu acho o fim da picada quando o embed está desabilitado, pior que isso somente a frase "este conteúdo não está disponível para seu país".
    Quando o youtube não ajuda vou atrás do Dailymotion mesmo, todos os clips oficiais estão lá e com embed liberado.
    Já procurei muito mas até agora não encontrei nenhuma versão ao vivo (com qualidade aceitável) de Berceuse do primeiro cd, uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou super fan do "Coeur", mas acho bem legal ver música francesa virar pop, ser conhecida, explodir ! Tanta gente não sabe que Cocoon, The Do, Diving with Andy são franceses, acho legal assumir, misturar!
    Viciei nesse blog!

    ResponderExcluir
  3. Marina,

    Pois é, também acho legal demais quando estes artistas ganham reconhecimento fora dos países francófanos.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Poliglota,

    Estava tão correndo que nem lembrei do Dailymotion!

    ResponderExcluir
  5. Penélope

    O site http://www.wat.tv/ é bem interessante também (conteúdo Francês).

    ResponderExcluir
  6. Vou olhar esse site com calma, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...