Chanson de Lundi

Chanson de Lundi

fevereiro 25, 2013

Aqui em Paris, em vez de águas de março fechando o verão, tivemos, este ano, as neves de fevereiro fechando o inverno. Como se não bastasse o cansaço geral que os parisienses já estão sentindo do inverno, esta última semana de fevereiro está nos maltratando um pouco, com temperaturas abaixo de zero e sensações térmicas chegando a -10.

Para alegrar um pouco esta segunda-feira cinzenta e de neve, posto aqui a versão francesa de Águas de Março, para tentar me lembrar um pouco da promessa do verão que chegará, mas que ainda parece tão longe.


Benjamin Biolay

Chanson de Lundi

fevereiro 04, 2013

Este foi um fim de semana feliz aqui. Além de aprovarem a primeira lei que vai começar o processo de legalização do casamento gay na França no sábado, domingo eu fui à exposição do Hopper e hoje eu descobri que posso andar de calça tranquilamente pelas ruas de Paris sem correr o risco de ser presa.

Sim, meus amigos, existia uma lei até o dia 31 de janeiro de 2013 que proibia mulheres de saírem de casa usando calças na Cidade Luz. Não acreditam em mim? Cliquem aqui para ler sobre o assunto (está em francês).

A música desta segunda é uma canção que eu adoro e que sempre me deixa mais feliz quando eu escuto.


Chanson de Lundi

Chanson de Lundi

janeiro 28, 2013

Depois de toda aquela neve da semana passada e de músicas sobre o inverno da última segunda-feira, eis que o sol aparece para nos lembrar que os dias de calor, agora, já não estão tão longe. Por isso, hoje eu acordei com esta música na cabeça:



Para quem, como eu, adora o Rei Leão, segue abaixo uma música delícia que reflete bem o espírito que alguns raios de sol matinais trazem depois de tantos dias cinza.


Benjamin Biolay

Chanson de Lundi

janeiro 21, 2013

Como ontem foi o aniversário de 40 anos do amado Benjamin Biolay, a música de segunda-feira é dele. A canção se chama Conffetis, do disco Vengeance, e é um dueto com Julia Stone.



E, como nevou muito este fim de semana e eu vi Paris coberta de um tapete branco e mágico pela primeira vez na vida, decidi que esta segunda-feira merece duas músicas. Infelizmente, eu sou limitada demais para conseguir começar a descrever o esplendor de beleza que explodia em cada canto desta cidade coberta de neve. Me faltam palavras, realmente.

Portanto, para quem quiser saber do que estou falando e entender melhor o clima que rolou aqui, sugiro uma olhada lá no Instagram do Sob o céu de Paris. Vai ter mais fotos durante a semana, isso é uma promessa.

Sei que estou longe do blog, mas imagino que vocês me entendam. Quando o mundo lá fora é bonito e novo demais, fica difícil encontrar tempo aqui dentro para cuidar da casa.

Chanson de Lundi

Feliz Ano Novo!

dezembro 31, 2012

Pessoal, quero desejar as melhores coisas para todos vocês no ano que está por vir.

Aproveito para agradecer todo o carinho que recebo de vocês, através dos comentários e dos emails lindos que eu sempre recebo. Vocês me dão toda a vontade de continuar com o blog e fico até com peso na consciência de não estar dando tanta atenção ao blog nos últimos tempos.

Que 2013 seja repleto de música e alegra para vocês.

A música desta última segunda do ano, portanto, é com estes votos de felicidade (e em várias línguas!):

Pink Martini - Auld Lang Syne



Chanson de Lundi

Chanson de Lundi

dezembro 10, 2012

Falar que eu acredito no poder transformador da música é, no mínimo, redundante. Se não fosse assim, eu não teria criado, quatro anos atrás, um blog dedicado ao assunto justamente com o propósito de transportar as pessoas para um lugar através de canções.

Hoje, logo depois de acordar, tive uma lembrança deste poder da música. Acordei por volta de sete da manhã e, com um certo mau humor por não ter conseguido dormir mais um pouquinho, levantei e fui começar o dia. O problema aí é que o dia, ele mesmo, ainda não tinha começado. A esta época do ano, aqui em Paris, o sol se levanta por volta de 8h30 da manhã, o que significa que eu ainda estava longe de ver qualquer luz.

Leitores, eu nem reclamo muito do frio, ele não me incomoda tanto, mas a falta de luz é uma das coisas que pode levar um ser humano à depressão facilmente. Enquanto eu reclamava comigo mesma e sonhava com a chegada do tão ansiado solstício de inverno (que daí pra frente, é só alegria, com a luz do sol aumentando um minuto a cada dia), liguei o rádio e - olha! veja só! -, de repente, meu bom humor volta e meu dia fica alegre!

O motivo? Esta música aí embaixo que estava tocando justamente na hora que liguei o rádio:



Benjamin Biolay

Chanson de Lundi

novembro 05, 2012

Hoje é dia de Vengeance, BB!

Não, não enlouqueci (ainda) aqui em Paris. Estou falando do disco novo do Benjamin Biolay que saiu nas lojas hoje. O nome dele é Vengeance e eu já tinha até falado do álbum aqui no blog.

A música escolhida para ser o tema desta segunda-feira é La fin de la fin, que, até agora, acho que é a minha faixa favorita do disco do BB.



Boa semana a todos!

Chanson de Lundi

Chanson de Lundi

outubro 29, 2012

Eu finalmente assisti, no último sábado, o filme sobre a vida do Claude François, do qual já falei aqui e aqui. Eu nunca fui super fã do Cloclo, mas admiro a personalidade que ele se tornou. O filme, claro, mostra lados de Cloclo que não são muito agradáveis, como qualquer filme sobre uma pessoa real, no entanto, há de se admirar a perseverança deste grande artista da música francesa.



Boa semana para vocês!


Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...