De vez em quando, um ou outro ouvinte deste blog me manda um email dizendo que está aprendendo francês sozinho e que adora ouvir o programa porque é um jeito fácil de absorver mais rápido o idioma. Eu concordo. O francês não é uma língua tão simples de aprender como o inglês: tem tempos verbais mais complexos, preposições difíceis, constroem frases de um jeito diferente do nosso e, mais importante, não está tão presente nas nossas vidas como a língua de Shakespeare.
Para ajudar o aprendizado, eu recomendo favoritar o French Word of the Day. Ele manda uma palavrinha francesa todos os dias para o seu Google Reader (ou qualquer outro sistema de feed que você tiver) e, pouco a pouco, você vai abrangendo o seu vocabulário. Dá para usar RSS, o Twitter e várias outras formas virtuais de receber a informação. É sympa!
Falar em Edith Piaf em um programa de música francesa é tão óbvio que eu, sempre que posso, evito fazê-lo. No entanto, algumas vezes, o assunto se torna inevitável.
Devo confessar que só semana passada vi o filme sobre a vida desta grande cantora. Eu tinha resistido muito no começo, depois simplesmente decidi guardá-lo para uma hora melhor e no final já havia me esquecido completamente do filme até que uma coincidência feliz do destino colocou ele na prateleira dos DVDs de lançamento na locadora.
O filme é incrível. Eu sei, comentário óbvio. Aqueles que esperam detalhes sobre a vida de Edith, recomendo procurarem outra fonte. A obra não entra em tantos pormenores da vida da Mome, nem fala na metade dos amantes (ilustríssimos, diga-se de passagem) que ela teve, e muito menos entra em detalhes da sua extensa discografia. Ao invés de se ater aos fatos da vida de Piaf, o filme procura desvendar a sua alma, e tentar explicar como aquela mulher era capaz de cantar com tanta intensidade.
Na minha opinião, a cena mais interessante do filme é quando Charles Dumont vai mostrar a sua última composição para uma Edith doente e cansada. É imperdível. Não consigo parar de ouvir "Non, je ne regrette rien" desde então. Para quem não viu e não se incomoda com spoilers, clique aqui para assistir.
E, abaixo, um registro da própria Edith cantando esta música incrível (e a letra para quem quiser aprender):
Non! Rien de rien
Non ! Je ne regrette rien
Ni le bien qu'on m'a fait
Ni le mal tout ça m'est bien égal !
Non ! Rien de rien
Non ! Je ne regrette rien
C'est payé, balayé, oublié
Je me fous du passé!
Avec mes souvenirs
J'ai allumé le feu
Mes chagrins, mes plaisirs
Je n'ai plus besoin d'eux !
Balayés les amours
Et tous leurs trémolos
Balayés pour toujours
Je repars à zéro
Non ! Rien de rien
Non ! Je ne regrette nen
Ni le bien, qu'on m'a fait
Ni le mal, tout ça m'est bien égal !
Non ! Rien de rien
Non ! Je ne regrette rien
Car ma vie, car mes joies
Aujourd'hui, ça commence avec toi !
O programa do programa de ontem já está disponível para ser ouvido aqui no site.
A playlist é a seguinte:
Sob o céu de Paris – 03 de agosto
Bloco 01
1. Maurice Chevalier - Thank Heaven For Little Girls
2. Coeur de Pirate - Someone to watch over me
3. Nat King Cole - L-O-V-E
Bloco 02
4. Charles Trenet - Vous qui passez sans me voir
5. Alain Souchon - La vie ne vaut rien
6. Renan Luce - Chien Mouillé
Bloco 03
7. Serge Gainsbourg - Smoke gets in your eyes
8. Emily Loizeau - Voila pourquoi
9. Vincent Delerm - Le coeur des volleyeuses bat plus fort pour les volleyeurs
10. Berry - Capri
Bloco 04
11. Lady Patachou - Que reste-t-il de nos amours
12. Richard Anthony - Et J'entends Siffler Le Train
13. Marcel Amont - La Leçon de solfège
14. Edith Piaf - Non, je ne regretted rien
O Sob o céu de Paris volta hoje das férias.
Tive um pequeno problema de diálogo entre meu microfone e meu computador e vocês vão notar que a minha voz está parecendo um pouco aquele áudio de cinema brasileiro da década de 70, mas, semana que vem, se tudo der certo, o microfone estará funcionando direito.
Espero que gostem do programa. Para quem já esqueceu, ele vai ao ar às 17h30 na Pelo Mundo.
O cantor e compositor francês Renan Luce anunciou um disco que será lançado no dia 12 de outubro. Enquanto o álbum não sai, já podemos ouvir uma prévia dele no videoclipe da nova música "La fille de la bande".
Em tempo, os leitores mais pespicazes deste blog devem ter notado, com este post, que estou em NY de férias. Passeando pela quinta avenida anteontem, quem passa por mim? O Sarkozy.
A Carla Bruni não estava com ele e, para quem já tinha visto o Obama no dia anterior, não foi tão emocionante encontrar o presidente francês na rua. Devo reconhecer, no entanto, que ele foi bem mais simpático do que eu esperava. Tinha uma concentração pequena de franceses esperando para vê-lo e ele foi caminhando até a porta da embaixada da França calmamente, acenou para as pessoas, sorriu e tirou fotos com umas crianças.
Embora eu tenha prometido no post abaixo que colocaria o programa do dia 14 de julho do ano passado no player aqui do blog, acabo de notar que isso será impossível.
Nesta mesma época, um ano atrás, eu sofri um golpe do destino. Meu HD queimou. E eu estava prestes a fazer um backup.
Quem já sofreu tal infortúnio, sabe a dor que isso pode causar a um ser humano. Depois de ter uma leve crise do pânico e ficar sem dormir durante 75 horas tentando recuperar as minhas músicas, eu sobrevivi e decidi seguir com a vida e com o programa. No entanto, o Sob o céu de Paris do dia 14 de julho perdeu-se para todo o sempre dos meus arquivos digitais.
Perdoem a promessa não cumprida. Se serve de consolo, eu também estava querendo ouvir o programa do ano passado.
Em homenagem ao 14 de julho, decidi colocar aqui uma das cenas mais incríveis de Casablanca, quando Rick cala os soldados alemães cantando a Marseillaise:
O programa do dia da Bastilha do ano passado será colocado aqui no site até o final do dia.
Bom, é hora de dizer a verdade: estou precisando de férias. E férias de verdade. Por mais que fazer o Sob o céu de Paris toda semana seja sempre divertido, fazê-lo sozinha cansa um pouco.
Decidi tirar férias de tudo. Inclusive do programa. Volto com a programação normal no dia 03 de agosto. Até lá, vocês podem ouvir reprises de programas bem antigos (pedi pra Pelo Mundo reprisar os primeiros, para quem não ouviu, ou para quem já se esqueceu). No dia 13 de julho, véspera da comemoração da Queda da Bastilha, a rádio vai reprisar o programa do dia 14 de julho do ano passado, e tem várias Marseillaises e patriotismos para comemorar o dia.
Vejo vocês no dia 03 de agosto. O blog, neste meio tempo, continuará sendo atualizado sempre que eu tiver alguma coisa interessante para falar. Au revoir!
Ando completamente apaixonada pela Emily Loizeau já faz um bom tempo e quem acompanha o programa deve ter notado isso (atualmente, eu fico me segurando para não colocar uma música dela em todos os programas, para não ficar repetitivo).
Músicas como "Boby Chérri", "Sister", "Je ne sais pas choisir" e o incrível dueto com Andrew Bird em "London Town" fazem parte do meu cotidiano desde o início do ano.
Em todo caso, este post é para falar, na verdade, sobre o vídeoclipe de "Sister", que eu descobri hoje e que me fez gostar ainda mais da cantora. De cara, ela abre com referências a Méliès seguida por uma homenagem incrível a um dos meus quadros preferidos do Manet (eu já fui garçonete, e sempre lembrava desta pintura quando trabalhava nos bares da vida).
Vale a pena ver este vídeoclipe. Lindo, lindo.
Postagem em destaque
As 10 melhores músicas para aprender francês
Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...


