Aujourd'hui, ça commence avec toi

agosto 06, 2009

Falar em Edith Piaf em um programa de música francesa é tão óbvio que eu, sempre que posso, evito fazê-lo. No entanto, algumas vezes, o assunto se torna inevitável.

Devo confessar que só semana passada vi o filme sobre a vida desta grande cantora. Eu tinha resistido muito no começo, depois simplesmente decidi guardá-lo para uma hora melhor e no final já havia me esquecido completamente do filme até que uma coincidência feliz do destino colocou ele na prateleira dos DVDs de lançamento na locadora.

O filme é incrível. Eu sei, comentário óbvio. Aqueles que esperam detalhes sobre a vida de Edith, recomendo procurarem outra fonte. A obra não entra em tantos pormenores da vida da Mome, nem fala na metade dos amantes (ilustríssimos, diga-se de passagem) que ela teve, e muito menos entra em detalhes da sua extensa discografia. Ao invés de se ater aos fatos da vida de Piaf, o filme procura desvendar a sua alma, e tentar explicar como aquela mulher era capaz de cantar com tanta intensidade.

Na minha opinião, a cena mais interessante do filme é quando Charles Dumont vai mostrar a sua última composição para uma Edith doente e cansada. É imperdível. Não consigo parar de ouvir "Non, je ne regrette rien" desde então. Para quem não viu e não se incomoda com spoilers, clique aqui para assistir.

E, abaixo, um registro da própria Edith cantando esta música incrível (e a letra para quem quiser aprender):



Non! Rien de rien
Non ! Je ne regrette rien
Ni le bien qu'on m'a fait
Ni le mal tout ça m'est bien égal !

Non ! Rien de rien
Non ! Je ne regrette rien
C'est payé, balayé, oublié
Je me fous du passé!

Avec mes souvenirs
J'ai allumé le feu
Mes chagrins, mes plaisirs
Je n'ai plus besoin d'eux !

Balayés les amours
Et tous leurs trémolos
Balayés pour toujours
Je repars à zéro

Non ! Rien de rien
Non ! Je ne regrette nen
Ni le bien, qu'on m'a fait
Ni le mal, tout ça m'est bien égal !

Non ! Rien de rien
Non ! Je ne regrette rien
Car ma vie, car mes joies
Aujourd'hui, ça commence avec toi !

Posts relacionados

2 comments

  1. Eu também só fui ver o filme recentemente e postei no meu blog, aqui está o link: http://tempestade-jesuisentraindechercher.blogspot.com/2009/07/vivendo-intensamente.html

    Eu comprei o dvd e nele tem extras interessantes, como por exemplo, a composição da personagem.
    Vale muito a pena.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ler todo o blog, muito bom

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...