Curiosidades

Quando a França adotou o sistema métrico

dezembro 03, 2017


Quando a França adotou o sistema métrico, lá pelos idos de 1790 (sim, justo com a Revolução Francesa!), foi estipulado que seria necessário distribuir "medidores" pela cidade de Paris que permitissem que as pessoas tivessem uma noção clara do que era o tamanho de um metro, do peso de um quilo e da quantidade de um litro. O antigo e impreciso sistema imperial, composto de pés, polegadas e jardas (a distância entre o nariz e a ponta do dedo do rei Henrique I da Inglaterra) estava em vigor havia muitos séculos e a tarefa de ensinar o novo sistema para a população não seria fácil.

Ficou então decidido por uma Convenção Nacional que seriam distribuídas 16 placas de mármore pela capital francesa para facilitar no processo de transição. Além disso, seriam também colocados exemplos de pesos de um quilo e medidas de um litro. Infelizmente, a única destas medidas que restaram nos dias de hoje em Paris foi uma das placas de mármore que mostrava o metro.

Ela está localizada em frente a uma das entradas do Jardin du Luxembourg, no número 36 da rue de Vaugirard (como indicado no mapa abaixo). Ao lado do grande bloco de mármore, uma placa conta a história dos metros de Paris e, mais ao alto, uma inscrição na parede indica a altura de 2 metros.




Charles Aznavour

20 músicas sobre Paris

dezembro 01, 2017

Tem mais uma playlist nova no ar!

A seleção desta semana é uma homenagem a Paris, e só têm canções que falam da Cidade-Luz. A playlist está no Spotify, Deezer e Youtube, mas eu recomendo o Spotify, que é onde eu fiz ela originalmente e contém todas as músicas que eu escolhi (nas outras plataformas tem algumas faixas faltando).

Spotify ➝ https://goo.gl/Ga986d
Deezer ➝ https://goo.gl/2sKqud
Youtube ➝ https://goo.gl/oj3Pjh

Lançamentos

Disco novo do Pink Martini

março 19, 2014

Pink Martini, como vocês já sabem, é uma das minhas bandas favoritas da atualidade. Adoro. Sempre me divirto com as músicas e já até contei aqui a felicidade que eu fiquei no dia que o meu querido amigo Kyle me deu de presente de aniversário um ingresso para ir ver o show deles ano passado*. Ontem decidi tirar um tempo com calma e escutar o disco novo, chamado de Dream a little dream. Mas, antes, vou fazer uma pausa para uma sessão de Como eu me sinto quando...

Uma das minhas bandas favoritas decide gravar uma versão da minha música favorita no mundo inteiro
Daí escuto e percebo que achei a versão legal

Pois é, foi assim que eu fiquei ontem ouvindo a China Forbes cantar Dream a little dream of me (que, ainda por cima, tem uma intro de Claire de Lune, só pra ficar ainda mais classuda). Eu ainda prefiro a versão da Mama Cass, mas achei que o Pink Martini fez um trabalho bem legal e já incluí a música na minha playlist. Outras faixas do disco incluem versões de Fernando, clássico do grupo Abba, e de Le Premier Bonheur du Jour da nossa imortal Françoise Hardy. Bom, mas chega de conversa, bora ouvir a interpretação de Dream a little dream of me, do Pink Martini:



*Depois que escrevi este post, fui pesquisar o relato do show do Pink Martini e notei que eu nunca cheguei a escrevê-lo, embora jurasse que sim, já que eu saí de lá e quis muito compartilhar a experiência aqui no blog. Pelo visto, eu esqueci. Deve ser porque estava próximo do meu aniversário e porque eu estava com a vida muito cheia estressada aqui em Paris. Me perdoem, uma das promessas de 2014 é fazer isso aqui funcionar mais e melhor! E compartilhar mais as minhas experiências com vocês, já que eu acho que elas podem ajudar muita gente que mora aqui (e que sempre me manda email pedindo dicas). Vou escrever um post sobre quando me mudei, só preciso organizar as ideias na cabeça. Aguardem.

Fotografia

Os melhores momentos de 2013 em Paris

dezembro 31, 2013

Inspirada pelo vídeo de melhores momentos no Instagram gerado pelo Statigram, decidi fazer um post com as fotos mais curtidas no Facebook do Sob o céu de Paris. Vejam abaixo a lista das imagens que mais fizeram sucesso na Fan Page.

E como acontece muitas vezes de eu postar uma foto que eu achei um arraso e vocês não darem a menor bola, fiz também a lista das minhas 10 fotos favoritas que eu postei este ano (e elas são favoritas porque acho bonitas e porque também contam uma parte da minha história em Paris até agora).

Espero que vocês gostem! E que em 2014 todo mundo possa postar uma foto em Paris (porque vocês merecem)!

1- Foto da vista da minha casa: 314 <3


2- Saint Germain: 294 <3


3- Saint Paul: 246 <3




5- Reflexo da Torre Eiffel (e meu) no Palais de Chaillot: 221 <3


6- Fachada do Les Deux Magots (três dias depois da próxima foto): 209


7- Fachada do Les Deux Magots (três dias antes da foto anterior): 208


8- Sacré Coeur de Montmartre no dia de mais neve do ano: 197 <3


9- Pirâmide do Louvre em um dos primeiros dias de verão: 190 <3


10- Rue de Rivoli quando o sol começou a aparecer depois do longo inverno: 172 <3



Agora as minhas favoritas! Cada uma tem uma história!

1- Tirada no metrô Lamarck Caulaincourt, a mesma saída onde Amélie Poulain descreve o que vê para um cego. Foi tirada em um dia de verão, quando fui levar meu irmão para conhecer Paris de verdade e mostrar a cidade como eu a vejo. Ele, que não gostava antes de Paris (!!!) passou a adorar e, no final do passeio, ficava apontando prédios e dizendo "eu poderia morar ali". 


2- A primeira vez que eu vi neve caindo do céu. Estes foram os dias mais felizes em Paris até agora. Meu amigo Chico e eu fomos para o Buttes Chaumont escorregar de bunda na neve como se fôssemos crianças. No dia seguinte, ainda não satisfeitos com a quantidade de diversão no parque, fomos ver a Sacré Coeur, que é um dos meus lugares favoritos em Paris, coberta de neve e o seu entorno parecia um jardim mágico.


3- Foto tirada quando começou a esquentar em Paris. Mas o mais importante é que este foi o dia em que o casamento gay foi aprovado na França e meus amigos e eu fomos comemorar em frente à prefeitura. Foi também o começo dos dias quentes de verão.


4- Depois de semanas sem fazer um sol para alegrar as nossas vidas, um dia eu chego para trabalhar (ao lado do Jardin de Luxembourg) e me deparo com este céu de brigadeiro. Nem pensei duas vezes e corri pro parque: valeu a pena ter chegado atrasada no trabalho depois!


5- A primeira vez que eu vi o famoso Mont Blanc. 


6- Esta não foi tirada em Paris, mas em Nova York. Foi há duas semanas e eu cheguei ao Central Park para fazer um passeio e me deparei com esta luz incrível e o chão todo coberto de neve.


7- Este foi o primeiro dia da minha viagem a Nova York em março. Tinha sido a primeira vez que eu encontrava a minha família toda depois de 7 meses sem ver meus pais e eu estava caminhando pelas ruas com o meu irmão.


8- Caminhando com a minha mãe e o meu irmão quando eles foram me visitar no verão, esbarramos sem querer com este prédio incrível escondido quase no centro de Paris. A gente nem sabia, mas esta foto foi tirada logo depois que o paisagista que desenhou este jardim no prédio tinha colocado as plantas.


10- O começo do inverno este ano em Paris foi incrível, nunca tinha visto nada igual. O frio chegou com força logo que novembro chegou, mas, em compensação fomos brindados com esplendorosos dias de sol.


Luxo

Louis Vuitton causa polêmica em Moscou

dezembro 01, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Certamente o grande revolucionário comunista Vladimir Lenin já teve grandes sonhos enquanto caminhava pelas pedras da belíssima Praça Vermelha, em Moscou. No entanto, eu acredito que, nem nos seus mais desenfreados devaneios, ele jamais imaginou que um dia ela seria invadida por um símbolo gigantesco do capitalismo. Literalmente.

Foi instalada, na semana passada, uma mala Louis Vuitton de proporções de fazer inveja a qualquer monumento da cidade de Itu. O tamanho da polêmica causada pelo objeto, como se pode imaginar, foi diretamente proporcional à mala de 9 metros de altura e 30 de largura e, ontem, 3 dias depois do fim da sua montagem, ela já foi removida por ordem das autoridades russas.

O objetivo da Louis Vuitton era instalar, dentro da mala, uma exposição temporária que ficaria aberta do 2 de dezembro ao 19 de janeiro. A mostra seria dedicada a contar a história da marca francesa através das suas mais clássicas criações em seus 150 anos de existência. O enorme objeto será montado em um local ainda não divulgado da capital russa e o pobre Lenin, que está enterrado logo ali ao lado, poderá voltar a descansar em paz.

Delícias

Um trem dedicado ao chocolate

novembro 30, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Parece até uma ideia vinda diretamente de um conto de fadas infantil, mas você já imaginou todo um vagão de trem que se transforma em museu para dar lugar a uma exposição em torno do universo do chocolate? Pois é, até o dia 7 de dezembro, é possível ver isso ao vivo aqui em Paris. O evento, que estará presente em todas as grandes estações da Cidade-Luz (Gare de Lyon, Gard de l'Est, Gare Saint-Lazare e Gare du Nord) e é uma iniciativa feita para encantar crianças e adultos.

Pelo segundo ano consecutivo, um trem fica parado nas diversas estações de Paris para se transformar em um museu do chocolate. Na programação estão previstas animações, palestras, oficinas e cursos de cozinha feitos para ensinar a preparar delícias feitas a base de cacau. De dar água na boca!

Trem do Chocolate
Das 10h às 19h
Gare Saint-Lazare: dias 30/11 e 01/12
Gare de l'Est: dias 04/12 e 06/12
Gare Montparnasse: dia 05/12
Gare du Nord: dia 07/12
Entrada gratuita.

Dicas de Paris

Onde comer insetos em Paris

novembro 29, 2013

Publicado n'O Globo.



Todo mundo sabe que a culinária francesa é uma das mais ricas e refinadas do mundo, mas, até pouco tempo, comer insetos era um hábito que os franceses não cultivavam. Degustar alguns tipos de artrópodes não é novidade nenhuma no mundo, mas é verdade que o hábito se concentra no lado oriental do globo. Até agora.

Abriu recentemente, aqui em Paris, um restaurante que mistura receitas de alta cozinha com grilos, percevejos, besouros e escorpiões. Batizado de "Le Festin Nu" (em tradução livre: o banquete nu), em referência ao livro de William S. Burroughs, o espaço é comandado pelo Élie Daviron, que tem formação na conceituada escola de cozinha Ferrandi. Os insetos vêm principalmente da Tailândia e são misturados com toda a sorte de ingredientes, como folhas de endívia, pepinos, cebolas e tomates. O resultado são pratos com uma cara surpreendentemente apetitosa!



Le Festin Nu
10 Rue de la Fontaine du But
75018 Paris
Tel.: +33 1 42 58 60 64

Dicas de Paris

Bonecas vestidas para fazer o bem

novembro 27, 2013

Publicado n'O Globo.



Por mais de 10 anos, a Unicef promove um evento, aqui em Paris, que tem como objetivo levantar dinheiro para vacinar ajudar carentes nascidas na região de Darfur, no Sudão. Este ano, a já conhecida "Frimousse de créateurs" volta à cidade com um tema especial: uma homenagem a Paris. São ao todo 95 criadores que foram convidados a vestirem bonecas com modelitos inspirados pela Cidade-Luz.

Marcas como Louis Vuitton, Chanel, Dior e Lanvin se envolveram na criação dos mini-vestidos e deixaram a imaginação voar. Além dos nomes da alta-costura, a mostra também conta com a participação de artistas de diversas outras áreas, como é o caso do francês Space Invader, conhecido pelo seu trabalho de street art. Os objetos criados estão expostos até o dia 01 de dezembro no Petit Palais. Depois disso, as bonecas serão leiloados e o dinheiro será revertido para a vacinação das crianças de Dafur.

Frimousse de Créateurs
Petit Palais
Avenue Winston Churchill
75008, Paris
Do 26 de novembro ao 1 de dezembro

Novidades

Pontos de ônibus em Paris terão carregadores de celular

novembro 26, 2013

Publicado n'O Globo.



A paisagem parisiense irá se transformar sensivelmente em 2014. Foi apresentado, esta semana, o design das novas paradas de ônibus que tomarão conta de Paris a partir do ano que vem. Desenhadas exclusivamente para a Cidade-Luz pelo francês Marc Aurel, as novas paradas de ônibus serão muito mais ecológicas, confortáveis e tecnológicas.



Pensadas também nos usuários do século XXI, elas gastarão muito menos energia elétrica do que as atuais e serão equipadas de carregadores universais de celular. Além disso, as novas paradas levam em consideração o público deficiente, contando com mais espaço de proteção contra a chuva, e o público idoso, com novas barras de metal nos assentos.

Para os deficientes visuais, além do painel dando informações sobre a linha, será colocada também uma voz que avisará os passageiros sobre detalhes do trânsito e o tempo de passagem do ônibus. E nada de ir para a rua com a mão para cima fazendo sinal para o motorista! Os novos pontos também pensam na segurança e terão botões pedindo a parada de cada linha. Serão, ao todo, 1920 modelos espalhados por toda a cidade que farão uma diferença enorme, não só na paisagem, como na vida das pessoas.

Curiosidades

Piscina naturista

outubro 23, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Se por acaso um dia você estiver em Paris e bater uma vontade incontrolável de nadar pelado, eu fico muito feliz em comunicar que seu desejo é possível. A piscina Roger le Gall, em parceria com a associação dos naturistas de Paris, promove atividades durante toda a semana para aqueles que desejam fazer esporte sem ter que se incomodar com roupas.

A piscina, que é propriedade da prefeitura, reserva horários para os naturistas utilizarem seu espaço não só debaixo d'água, como também na academia que faz parte do complexo da Roger le Gall.  Para os interessados, a piscina fica aberta durante duas horas para a utilização dos naturistas nas segundas, quartas e sextas e a academia é reservada nas terças e quintas. Mas atenção: embora a roupa de banho seja dispensável, a touca de natação é obrigatória!



Piscine Roger le Gall
34, boulevard Carnot
75012, Paris

Dicas de Paris

Museu Édith Piaf

outubro 19, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Paris muitas vezes reserva pequenos segredos muito bem guardados que mesmo os parisienses que moram aqui há anos desconhecem. É o caso do pequeno museu dedicado à memória da grande cantora Édith Piaf. O pequeno espaço fica localizado perto de Ménilmontant, na vizinhança onde Piaf passou a sua vida antes de ser conhecida mundialmente.

O museu, que foi um dia um apartamento onde Piaf viveu durante a sua juventude, guarda pequenas pérolas da sua carreira, como fotos, cartazes, objetos pessoais e registros audiovisuais da cantora. Para os amantes da mulher que divulgou a canção francesa ao redor do mundo, é um verdadeiro prazer entrar no espaço e entender um pouco mais sobre a sua intimidade. As visitas são feitas por Bernard Marchois, amigo pessoal da cantora, e só acontecem com hora marcada.

Museu Édith Piaf
5 rue Crespin du Gast
75011, Paris
Aberto de segunda a quarta
Visita somente com hora marcada

Eventos

Gastronomia no engarrafamento

setembro 23, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Quem passou de carro na última quinta à noite pela Rue de Rivoli, no centro de Paris, teve uma bela surpresa. Em ocasião da Semana da Gastronomia, o estrelado chef Thierry Marx, conhecido pelo seu trabalho de cozinha molecular, participou de um evento nada convencional. Entre o Hôtel de Ville e a Place de la Concorde, Thierry e seus assistentes distribuíram delícias para os motoristas que se encontravam parados no engarrafamento.



Foram centenas de pratos oferecidos gratuitamente para quem estivesse passando na hora. No menu, saladas César, Ossobuco, sanduíches de pastrami e a tradicional sobremesa Paris-Brest (feito à base de uma massa de profiterole) fizeram a festa dentro dos carros dos sortudos que esperavam no conturbado trânsito de uma das ruas mais importantes de Paris. Nada mal para uma quinta à noite em um engarrafamento. Imaginem se a ideia é adotada em São Paulo?
Créditos das fotos: 1- Fastandfood; 2- Olivier Corsan (Le Parisien)

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...