La Cigarette

junho 22, 2012

(Publicado hoje, no Conexão Paris)

Outro dia estava conversando com amigos brasileiros em um bar e o assunto era cigarro. Como fumam os franceses! Com exceção de Praga, onde as pessoas ainda podem fumar dentro dos bares e restaurantes e fumam como chaminés, acho que nunca visitei uma cidade onde vejo tantos fumantes na rua.

Um amigo comentou que, para ele, fumar aqui em Paris torna-se quase uma obrigação social. Ele me contou que quando estava fazendo um curso, o professor saía da sala para fumar e ele sempre ficava esperando lá dentro, até que descobriu que, na verdade, a aula continuava durante a pausa para o cigarro e ele, de repente, se viu obrigado a acompanhar os fumantes, mesmo não sendo um.

Naturalmente, uma cultura tabagista tão forte acaba gerando uma série de músicas sobre o assunto. Escolhi as mais óbvias, mas se fosse pegar todas as músicas francesas que mencionam o ato de fumar, teria que passar uma semana inteira pesquisando!














Posts relacionados

1 comments

  1. Legal! Gosto dessas compilações temáticas, me fazem lembrar dos tempos do Armazém de Música Potencial.

    Das músicas de cigarro, minha preferida é a do Jacques Higelin: http://letras.mus.br/jacques-higelin/705201/

    Beijo

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...