O maravilhoso mercado vintage

setembro 16, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Como muita gente sabe, palavra vintage tem origem francesa e significa o ato de colher as uvas para fazer vinho. Atualmente, este simpático termo é usado para descrever peças, roupas, máquinas e toda a sorte de coisas que vêm de um tempo passado, que foram produzidas em épocas anteriores à nossa.

Eu, pessoalmente, acredito que objetos têm alma. Alma talvez seja um termo muito católico, e pode ser que eu atribua tal palavra por conta da minha criação apostólica romana. Em todo caso, tenho impressão de que as coisas que fazem parte do nosso cotidiano vão guardando uma história própria e criando um universo singular em torno de si. É por isso que eu acredito que, atualmente, as pessoas são tão atraídas por estes objetos antigos, mesmo eles não tendo, muitas vezes, um uso. A preciosidade deles está no fato de que são únicos, contam histórias, relembram épocas, nos transportam no tempo e tocam direto no centro das nossas memórias afetivas.



É justamente esta a proposta que do Wonder Vintage Market. A feira, que acontece pelo terceiro ano consecutivo aqui em Paris, coloca à venda toda a sorte de objetos vintage (desde móveis até roupas, vinis e cartazes) das mais variadas décadas do século passado. O evento acontecerá no próximo fim de semana e é imperdível para quem, como eu, adora uma coisa velha.



Wonder Vintage Market
17, rue Commines
75003, Paris
Dias 20, 21 e 22 de setembro
Entrada: 3 euros

Créditos das fotos: 1- Xavier Colombel e 2- Laura Frangi

Posts relacionados

0 comments

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...