Chason d'amour

julho 27, 2010

Estudiosos franceses fizeram uma experiência com um grupo de mulheres solteiras entre 18 e 20 anos para avaliar o poder da música nas relações interpessoais.

Os cientistas reuniram estas moças com o pretexto de ser um grupo de teste para um novo produto: o cookie orgânico. O experimento seguia da seguinte forma: cada moça era colocada em uma sala de espera onde tocava uma música ambiente - metade delas ouviu a canção "Je l'aime à mourir", de Francis Cabrel, e a outra metade ouviu "L'heure du thé", de Vincent Delerm.

Depois disso, elas eram levadas a outra sala, onde encontrava-se um homem de aparência comum (nem feio, nem bonito) e os dois experimentavam os cookies e conversavam. Ao final do teste, o rapaz galanteava as moças e pedia o telefone delas (devidamente preparado e treinado pelos cientistas).

O resultado do experimento foi surpreendente. As moças expostas à romântica canção de Cabrel pareceram muito mais inclinadas a dar o número de telefone do que as que ouviram a música mais sóbria de Delerm: 52% delas deram o seu número para o rapaz, contra 28% das que ouviram Delerm.

Esta notícia saiu no Washington Post e, para ler o original, clique aqui.

Ah, e claro, as músicas tocadas do experimento você pode ouvir nos players abaixo.



Mudanças no Sob o céu de Paris

julho 26, 2010

Depois de mais de dois anos de Sob o céu de Paris, mais de 65 programas e aproximadamente 900 músicas francesas tocadas, o Sob o céu vai mudar um pouco o seu formato.

Tive uma reunião na Pelo Mundo e, depois de muita conversa, a diretora artística da rádio e eu chegamos à conclusão de que está na hora de mudar um pouco o formato do programa. Ele agora vai ficar mais compacto para poder ser inserido com mais frequência na programação da rádio. Isto, além de dar mais visibilidade ao programa na rádio, tornará também este blog mais ativo.

A idéia é que o Sob o céu de Paris vire uma pílula de mais ou menos 7 minutos que será inserida várias vezes por semana na grade de programação da Pelo Mundo e será disponibilizada neste mesmo player aqui do blog. No começo, será uma pílula por semana, mas este número pode aumentar no futuro, e estas pílulas ficarão disponíveis aqui no blog durante o período de um mês.

Além disso, com o programa menor, poderei me dedicar mais ao blog e postar com mais frequência, já que não terei que guardar as minhas descobertas para um programa semanal.

Pensando naqueles que ficarão saudosos do programa de uma hora, decidi que, para facilitar a transição entre estes dois formatos, disponibilizarei dois players aqui no blog nos três primeiros meses (entre agosto e outubro): um com as pílulas do mês e outro com um programa antigo.

Este formato será adotado em 15 dias. Enquanto isso, já começo a postar os programas antigos para vocês não ficarem ouvindo o mesmo durante este tempo todo.

19 de julho

julho 20, 2010

O programa desta semana foi dedicado a homenagear o dia da Queda da Bastilha.

Ele já está disponível no player ao lado e também nos links abaixo. A playlist foi a seguinte:

Bloco 01

01. La Marseillaise - Édith Piaf
02. La Marseillaise - Django Reinhardt
03. Aux armes et cetera - Serge Gainsbourg

Bloco 02

04. Dite-les avec des flingues - Benjamin Paulin
05. Dis-lui oui - Bénabar
06. Roses et les promesses - Benjamin Biolay
07. Ensemble - Coeur de Pirate

Bloco 03

08. Désir, désir - Vincent Delerm avec Irène Jacob
09. Mon coeur, mon amour - Anaïs
10. Stephanie Sats - Lady & Bird
11. Où est ma tête - Pink Martini

Bloco 04

12. Belles! Belles! Belles! - Claude François
13. Nouvelle Vague - Richard Anthony
14. Le lion est mort ce soir - Henri Salvador

Aproveito para anunciar que o programa desta semana é o último neste formato que conhecemos. Ele sofrerá uma reestruturação em agosto e, até lá, ficará suspenso para mudanças. Darei mais explicações em breve, em um próximo post. Não se preocupem, o programa não vai ser cancelado, ele só mudará um pouco de formato.

Queda da Bastilha

julho 14, 2010

Eu sei que estou sumida e, por isso, resolvi postar dois presentinhos para os fãs de música francesa que acompanham este blog.

O primeiro é uma nova promessa da música francesa. O nome do rapaz é Benjamin Paulin e, além de ter pinta de galã, o moço parece bem talentoso. O MySpace dele vale uma visita: http://www.myspace.com/benjaminpaulin

O outro presente é o link de um blog que eu descobri acidentalmente semana passada e que quero compartilhar com os leitores do Sob o céu de Paris porque tem tudo a ver. Trata-se de uma moça que faz pesquisa de música francesa e escreve em português, o blog se chama Música Francófona e, para acessá-lo, clique aqui.

Semana que vem tem programa novo, eu prometo. Por enquanto, aproveitem o Benjamin Paulin e tenha um ótimo dia da Queda da Bastilha!

Música francesa

Programa do dia 28 de junho

junho 29, 2010

O Sob o céu de Paris de ontem já está disponível para ser ouvido no player ao lado e também nos links abaixo:

Bloco 01
Bloco 02
Bloco 03
Bloco 04

A playlist foi a seguinte:

Bloco 01

01. Emma Daumas - Dans les yeux d'Alain Delon
02. Dalida (avec Alain Delon) - Paroles, Paroles
03. Nico - Strip Tease

Bloco 02

04. Keren Ann (aver Benjamin Biolay) - L'idole des jeunes
05. Helena Noguerra (avec Vincent Delerm) - Mots de rien
06. Albin de la Simone (avec Jeanne Cherhal) - Ces mots Stupides
07. Coeur de Pirate (avec Julien Doré) - Pour un infidèle

Bloco 03

08. Francis Cabrel - Je l'aime à mourir
09. Alain Souchon - Y'a d'la rumba dans l'air
10. Jacques Dutronc - J'aime les filles
11. Hervé Villard - Capri c'est fini

Bloco 04

12. Ann Margret - C'est si bon
13. Marie France - Tu veux ou tu veux pas
14. Dominique A - Les enfants du Pirée
15. Marie Audigier - Rêve un peu a moi

Entrevista

Entrevista com a Bande Ciné

junho 29, 2010

Há algum tempo venho acompanhando o trabalho de uma banda brasileira chamada Bande Ciné. Eles são lá do Recife e super simpáticos, além de produzirem um som super legal. Entrei em contato com eles para pedir uma entrevista que vocês podem conferir aqui embaixo. Para conhecer melhor o trabalho desta banda que canta em francês com um sotaque pernambucano, visite o MySpace deles


SCDP: Eu vou começar fazendo a pergunta que todo mundo me faz e que eu nem gosto tanto de responder, mas não tem outro jeito: por que a música francesa?

BC: O motivo foi uma forte identificação musical com o que estava sendo feito no cenário cultural do anos 60 na França e com a sonoridade muito inventiva de vários artistas dessa época. O nosso link foi pelo som, obviamente o idioma influencia muito na forma como ouvimos uma canção e a sonoridade do idioma Francês. Um outro grande motivo foi o fato de ter encontrado um contexto bastante diversificado de artistas e sonoridades que estavam ligados a uma vanguarda mundial e conectados com várias outras culturas. Essa geração foi um pouco ofuscada pela beatlemania, artistas como Serge Gainsbourg e France Gall tem pouco reconhecimento fora da França. Foi interessante também porque passamos a compor usando a língua francesa e misturando com o português. Acho que foi por aí....

Conta pra gente um pouco de quem são as pessoas que fazem parte do Bande Ciné, de onde elas vem e onde se conheceram.

BC: Todos da Bande Ciné são músicos e já tocavam em outras bandas, moramos todos aqui em Recife, a maioria na zona norte da cidade. Tati cantava em outras bandas, como a Lady Sings the blues e já nos conhecemos há um bom tempo. Thiago Suruagy (bateria) toca comigo desde há 10 anos. Márcio Oliveira (trompete) tocou comigo e com Thiago na Vermute e toca em várias bandas e artistas aqui da cidade, sobretudo um que gosto muito chamado Zé Cafofinho. Bruno Vitorino já tocava em algumas bandas e está se tornando um arranjador, ele coordena isso na Bande Ciné, começou a fazer isso também para outras bandas e está começando a montar um trabalho autoral explorando a linguagem do jazz, sobretudo o freejazz. Vale a pena também falar de Demóstenes Macaco um grande parceiro meu que já tocou trompete na bande e hoje se dedica ao seu grupo de samba o Trio Pouca Chinfra e Andre Sette que tocou teclado conosco que toca na Anjo Gabriel. Eu toquei com alguns grupos e hoje toco guitarra e efeitos na Ínsula. Bom, como deu pra perceber em Recife os músicos se dividem em várias bandas e projetos e a Bande Ciné termina sendo influenciada por todos esses sons que ouvimos e tocamos com vários outros músicos.

O Myspace de vocês diz que, além de músicas francesas, vocês tocam "Tu vuò fà l'americano", que é cantada no dialeto napolitano e aparece no filme "O talentoso Ripley". Além disso, vocês dizem interpretar também a música tema do "Bicicletas de Belleville". Muita referência cinematográfica, né? Explica pra gente isso e o porquê do nome da banda.

BC: Total. O nome Bande Ciné é um trocadilho com bande dessiné que em francês significa história em quadrinhos, mas pode significar também banda de cinema ou bando (grupo) do cinema. Então, tem totalmente a ver. Os artistas que nos inspiraram atuaram em filmes, Bardot, Jane Birkin, todos tinha uma ligação forte com o cinema e a imagem visual, Gainsbourg foi diretor e roteirista também, além de todo mundo gostar de cinema. As trilhas musicais são uma forte inspiração para gente, tanto que acabamos compondo a música Perdizes para uma personagem do curta-metragem "Minha alma é irmã de Deus" da diretora Luci Alcântara inspirado no livro homônimo de Raimundo Carrero. Talvez tenha uma longa-metragem e devemos também estar presente nesta trilha. Espero que continue rolando novos convites para Bande Ciné fazer trilhas para filmes.

E quando sai disco? Conta um pouco dos planos para o futuro.

BC: Pois é, eu também gostaria de dizer uma data precisa, mas estamos no meio do processo. As músicas já estão compostas, mas estamos trabalhando nos arranjos e na pré-produção das músicas. Acho que em 2011 este disco vai sair, mas por enquanto vamos deixando as coisas tomarem forma, para não tirar o brilho. hehehehe. Continuamos apresentando nosso show, colocando novas músicas e tocando algumas das músicas que farão parte do disco. Fizemos um show bem emocionante esse ano abrindo para a banda francesa Nouvelle Vague em Olinda e fomos em João Pessoa pela primeira vez. Nossa ideia é conseguir rodar também por outras cidades, espero que pinte uma oportunidade de ir na sua terra (Belo Horizonte). Quando o disco tiver para ser lançado, nós damos o toque.

Para fechar, uma pergunta meio piada, meio séria. Enquanto procurava saber mais sobre vocês, acabei dando de cara com uma "Banda Cine", que é do interior de São Paulo e, aparentemente, tem um público grande e nada a ver com o de vocês. Tem muita gente que faz confusão? Alguma história engraçada? Já chegaram a pensar em trocar de nome por causa disso?

BC: É engraçado, não rola muita confusão, só rolou algumas vezes no twitter, por erros de digitação. Mas, na prática acho que temos estilos e públicos tão diferentes que não dá muito problema. 

Alain Delon

Dans les yeux d'Alain Delon

junho 28, 2010

O Sob o céu de Paris de hoje homenageia o muso-absoluto-maior-de-todos-os-tempos-homem-mais-bonito-que-já-andou-por-este-planeta, o lindíssimo Alain Delon.

No início de 2009, Alain Delon criou um site de fotografia de gente de todos as idades e estilos usando óculos escuros. A galeria do site reune um ano de fotos de atores, artistas, celebridades e gente comum. Especialmente convidados para o projeto, alguns cantores da nova geração foram gravaram músicas em homenagem a Alain Delon. Quer visitar? Clica aqui.

Aí embaixo, você pode ouvir Dans les yeux d'Alain Delon, de Emma Daumas.


Emily Loizeau e o Grupo Giramundo - Parte 2

junho 21, 2010

Há algumas semanas, eu postei aqui no blog a notícia de que a Emily Loizeau tinha cedido uma música para ser usada num vídeo promocional da fofíssima marca de sapatos da Virgínia Barros.

Este fim de semana, a Virgínia me mandou o resultado e ele pode ser visto no player aí embaixo.

A loja da Virgínia fica em Belo Horizonte e o contato dela é: estilo@virginiabarros.com.br


Meu novo site

junho 17, 2010

Quem frequenta o Sob o céu de Paris sabe que eu raramente falo de assuntos não relacionados à cultura e música francesa, mas hoje vou abrir uma exceção porque, afinal de contas, divulgação é a alma do negócio.

Terminei esta semana a construção do meu site, onde mostro o meu trabalho e outras cositas más. Quem estiver interessado, passa lá: www.gabrielamudado.com

E prometo que o próximo post não será auto-promocional.

Oh, l'amour!

junho 16, 2010

O programa do dia dos namorados já está disponível para ser ouvido aqui no player do blog e, como a música francesa tem a fama de ser boa para embalar os romances, o tema dessa semana foi músicas que tem a palavra amour no título.

Espero que vocês gostem.

Para ouvir, clique no player ao lado ou nos links abaixo.

Bloco 01
Bloco 02
Bloco 03
Bloco 04

A playlist foi a seguinte:

Bloco 01

01. Charles Aznavour" - Tous les visages de l'amour"
02. Carla Bruni - "L'amoureuse"
03. Patrick Bruel - "Que reste-t-il de nos amours"
04. Madeleine Peyroux - "J'ai deux amours"


Bloco 02

05. Anaïs - "Si javais su que notre amour"
06. Claire Denamur - "In the mood for l'amour"
07. Ivy - "L'anamour"
08 - Benjamin Biolay - "Tu es mon amour"

Bloco 03

09. Paris Combo - "Valse d'amour"
10. Yves Montand - "Près de toi mon amour"
11. Henri Salvador - "Amour à Saint-Tropez"
12. Manhattan Transfer - "Chanson d'amour"

Bloco 04

13. Édith Piaf (avec Théo Sarapo) - "A quoi ça sert l'amour"
14. Jacques Brel - "Quand on n'a que l'amour"
15. Hino ao amor (Hymne à l'amour) - Dalva de Oliveira



Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...