Água para todos

agosto 12, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.




A ideia de oferecer água potável e gratuita para os seus habitantes surgiu em Paris da cabeça não de um francês, mas de um inglês apaixonado pela Cidade-Luz. Sir Richard Wallace, um homem que dedicou a sua vida e a sua fortuna a ajudar os outros, herdou uma grande herança em 1871 e, notando uma tendência ao alcoolismo entre os parisienses pobres e miseráveis (principalmente depois da guerra, quando a água era mais cara que o vinho), decidiu dar de presente para a cidade diversas fontes que distribuiriam água gratuita para quem estivesse com sede.

A tradição de fontes de água potável grátis se mantém até hoje e podemos encontrar as famosas Fontes Wallace espalhadas por todos os cantos da cidade. A ideia deste generoso inglês tomou um outro rumo ano passado, como eu já tinha falado aqui antes: Paris ganhou fontes com água gasosa gratuita! O projeto parece ter feito um enorme sucesso e, de uma única unidade no começo de 2013, a prefeitura passará a disponibilizar cinco até o fim do ano. A última delas, aberta na semana passada em frente ao Parc André Citroën, oferece ainda a venda de uma charmosa garrafa reutilizável desenhada pelo francês Philippe Starck e criada em parceria com a France Libertés, uma associação que luta pelo direito de água para todos. A cuia moderna custa 5 euros, é prática e ainda promete virar objeto de colecionador.  
Nova Fonte de Água Gasosa
Parc André Citroën
2 Rue Cauchy
75015 Paris

Posts relacionados

2 comments

  1. Olá Pénelope, parabéns pelo blog. S´il vous Plaît, onde se encontram as outras fontes de agua gasosa?
    Merci
    Joe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Joe!

    Olha aí os endereços: 19 rue Neuve-Tolbiac, Entrada do parc André Citroën, Entrada da Avenue Daumesnil do Jardin de Reuilly.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...