Para ver outros desenhos meus, clica aqui.
Para ver outros desenhos meus, clica aqui.
Enquanto as o Sob o céu de Paris não retorna no novo formato, deixo com vocês esta semana um programa antigo, como eu já tinha prometido que ia fazer.
O programa em questão foi ao ar no ano passado, no dia 24 de agosto.
A playlist dele pode ser acessada clicando aqui.
Os links diretos para os blocos estão listados abaixo:
Bloco 01
Bloco 02
Bloco 03
Bloco 04
...........................
Para os que não viram, recomendo fortemente o filme "Uma outra educação" (no original "An education"). Atuações incríveis, trilha sonora linda (com várias músicas francesas, já que a personagem principal é fã da França e de Juliette Gréco) e um ótimo roteiro de um dos grandes gurus da música pop: Nick Hornby.
A película é imperdível.
O polêmico e divertido Philippe Katerine está com álbum novo. O disco, com lançamento previsto para o dia 27 de setembro, parece não mudar muito o estilo descontraído e pop de Katerine.
Para os curiosos, o rapaz já lançou um videoclipe novo, e, como todos os videoclipes do artista, vale a pena assistir pela bizarrice.
Katerine - La Banane
Vanessa Paradis estrelará, pela primeira vez, em um filme com seu marido, o indefectível Johnny Depp. O casal viverá nas telonas a história de amor da grande Simone de Beauvoir com o escritor norte-americano Nelson Algren e será inspirado pelo livro de cartas trocadas pelo casal.
O filme, entitulado de "My American Lover", ainda não tem data prevista de estréia, e será comandado pelo diretor sueco Lasse Hallström, que já dirigiu Depp em filmes como "Chocolate" e "Aprendiz de sonhador" e também tem no currículo películas como "Casanova" e, mais recentemente, o romance "Querido John".
..............................
Pesquisei um pouco mais sobre o meu novo queridinho da música francesa, o Ben L'Oncle Soul e descobri coisas ótimas dele no Youtube, como essa aqui:
O Evolução Francesa é um projeto da Lacoste que faz uma ponte entre Brasil-França e mostra as novidades relacionadas ao dois países em música, moda, arte e cultura em geral.
Saiu hoje uma matéria falando do Sob o céu de Paris lá. Para ler, clique aqui.
...................
Gravei hoje os Sob o céu de Paris no novo formato. Para quem não sabe, o programa vai mudar. Se quiser, pode ler tudo explicadinho aqui. Eles estreiam na Pelo Mundo em setembro.
...................
Eu sei que tem muito tempo que este programa está no player aí do lado, mas eu vou atualizar. Enquanto isso, deixo vocês com o gostinho do que vem por aí com uma nova descoberta que eu fiz: uma versão masculina e francesa da Amy Winehouse. O nome do rapaz é Ben L'Oncle Soul e você pode ouvir as músicas dele aqui.
No começo desta semana descobri uma moça que, depois de pesquisar, soube que já é sucesso na França desde 2009.
O nome dela é Camélia Jordana e ela ficou em terceiro lugar no concurso do Nouvelle Star (um tipo de American Idol francês) no anos passado. Caí sem querer no MySpace dela e fiquei encantada, depois achei que ela gemia demais, depois fiquei encantada de novo (especialmente por uma versão de "Le coup de soleil") e, quando percebi, tinha passado simplesmente a semana inteira ouvindo ela.
Camélia tem 17 anos, uma cara de geek e uma voz rouca adorável (embora eu ainda ache que ela gema demais). Certamente aparecerá em breve no Sob o céu de Paris, assim que ele voltar da sua reformulação.
Enquanto isso, vejam abaixo a participação dela no Nouvelle Star, cantando "La Madrague", de Serge Gainsbourg.
Estudiosos franceses fizeram uma experiência com um grupo de mulheres solteiras entre 18 e 20 anos para avaliar o poder da música nas relações interpessoais.
Os cientistas reuniram estas moças com o pretexto de ser um grupo de teste para um novo produto: o cookie orgânico. O experimento seguia da seguinte forma: cada moça era colocada em uma sala de espera onde tocava uma música ambiente - metade delas ouviu a canção "Je l'aime à mourir", de Francis Cabrel, e a outra metade ouviu "L'heure du thé", de Vincent Delerm.
Depois disso, elas eram levadas a outra sala, onde encontrava-se um homem de aparência comum (nem feio, nem bonito) e os dois experimentavam os cookies e conversavam. Ao final do teste, o rapaz galanteava as moças e pedia o telefone delas (devidamente preparado e treinado pelos cientistas).
O resultado do experimento foi surpreendente. As moças expostas à romântica canção de Cabrel pareceram muito mais inclinadas a dar o número de telefone do que as que ouviram a música mais sóbria de Delerm: 52% delas deram o seu número para o rapaz, contra 28% das que ouviram Delerm.
Esta notícia saiu no Washington Post e, para ler o original, clique aqui.
Ah, e claro, as músicas tocadas do experimento você pode ouvir nos players abaixo.
Depois de mais de dois anos de Sob o céu de Paris, mais de 65 programas e aproximadamente 900 músicas francesas tocadas, o Sob o céu vai mudar um pouco o seu formato.
Tive uma reunião na Pelo Mundo e, depois de muita conversa, a diretora artística da rádio e eu chegamos à conclusão de que está na hora de mudar um pouco o formato do programa. Ele agora vai ficar mais compacto para poder ser inserido com mais frequência na programação da rádio. Isto, além de dar mais visibilidade ao programa na rádio, tornará também este blog mais ativo.
A idéia é que o Sob o céu de Paris vire uma pílula de mais ou menos 7 minutos que será inserida várias vezes por semana na grade de programação da Pelo Mundo e será disponibilizada neste mesmo player aqui do blog. No começo, será uma pílula por semana, mas este número pode aumentar no futuro, e estas pílulas ficarão disponíveis aqui no blog durante o período de um mês.
Além disso, com o programa menor, poderei me dedicar mais ao blog e postar com mais frequência, já que não terei que guardar as minhas descobertas para um programa semanal.
Pensando naqueles que ficarão saudosos do programa de uma hora, decidi que, para facilitar a transição entre estes dois formatos, disponibilizarei dois players aqui no blog nos três primeiros meses (entre agosto e outubro): um com as pílulas do mês e outro com um programa antigo.
Este formato será adotado em 15 dias. Enquanto isso, já começo a postar os programas antigos para vocês não ficarem ouvindo o mesmo durante este tempo todo.
O programa desta semana foi dedicado a homenagear o dia da Queda da Bastilha.
Ele já está disponível no player ao lado e também nos links abaixo. A playlist foi a seguinte:
Bloco 01
01. La Marseillaise - Édith Piaf
02. La Marseillaise - Django Reinhardt
03. Aux armes et cetera - Serge Gainsbourg
Bloco 02
04. Dite-les avec des flingues - Benjamin Paulin
05. Dis-lui oui - Bénabar
06. Roses et les promesses - Benjamin Biolay
07. Ensemble - Coeur de Pirate
Bloco 03
08. Désir, désir - Vincent Delerm avec Irène Jacob
09. Mon coeur, mon amour - Anaïs
10. Stephanie Sats - Lady & Bird
11. Où est ma tête - Pink Martini
Bloco 04
12. Belles! Belles! Belles! - Claude François
13. Nouvelle Vague - Richard Anthony
14. Le lion est mort ce soir - Henri Salvador
Aproveito para anunciar que o programa desta semana é o último neste formato que conhecemos. Ele sofrerá uma reestruturação em agosto e, até lá, ficará suspenso para mudanças. Darei mais explicações em breve, em um próximo post. Não se preocupem, o programa não vai ser cancelado, ele só mudará um pouco de formato.
Eu sei que estou sumida e, por isso, resolvi postar dois presentinhos para os fãs de música francesa que acompanham este blog.
O primeiro é uma nova promessa da música francesa. O nome do rapaz é Benjamin Paulin e, além de ter pinta de galã, o moço parece bem talentoso. O MySpace dele vale uma visita: http://www.myspace.com/benjaminpaulin
O outro presente é o link de um blog que eu descobri acidentalmente semana passada e que quero compartilhar com os leitores do Sob o céu de Paris porque tem tudo a ver. Trata-se de uma moça que faz pesquisa de música francesa e escreve em português, o blog se chama Música Francófona e, para acessá-lo, clique aqui.
Semana que vem tem programa novo, eu prometo. Por enquanto, aproveitem o Benjamin Paulin e tenha um ótimo dia da Queda da Bastilha!
Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...