









A playlist da semana vai com o printscreen da tela porque estou super sem tempo. Não percam o programa da semana que vem, com as melhores músicas francesas de 2009.


Massilia Sound System é música política, é rap, é rock, é reggae e, como o melhor da música jovem francesa, tem uma coisa meio arab. E, se você ouvir 'Jovent' com atenção, reconhecerá um certo grupo pernambucano que fez um som tão diferente pra época que acabou mostrando para o país inteiro que Recife também tinha rock. De quebra, mostrou pra França também.

A gente está na era do single, né? Tenho ouvido poucos discos inteiros ultimamente, mas músicas isoladas. E esse disco tem 'All I wanna do', música gostosíssima, que gruda e faz dançar ao mesmo tempo. Climão de verão.

'Mal ô mains' me pegou pelo coração e pelos pés - conheci esse disco quando estava aprendendo a dançar lindy hop com um professor francês que insistia em ensinar aéreos... treinávamos balboa, bal-swing e outras variações da dança por horas até tarde. Não tinha como não me envolver com 'Le tango des gens', que ainda por cima tem aquela levada swing à la Django Reinhardt que eu amo.

Eu acredito no cinismo, no bom humor e na capacidade humana de compor músicas como 'Dis-lui oui'. Também acredito que Bénabar é um gato*.

JP Nataf está para Les Innocents como Nando Reis está para Titãs. Seu trabalho solo, até mesmo pelos anos que se passaram depois que a banda acabou, é mais adulto (embora 'Un homme extraordinaire', sucesso do Les Innocents, até hoje faça gente chorar). JP esteve no Brasil há cerca de 2 anos e bateu um bolão no Forte de Copacabana: autografou meu disco e encheu meu ego indie me gaantindo que eu devia ser a única brasileira fã da banda e de seu trabalho solo. Conheçam, donc.

Claro que precisa estar entre os melhores da década! Influenciou todos os compositores de trilha para publicidade, deu forma à trilha sonora instrumental de Montmartre. Precisa falar mais alguma coisa?
Por Bernardo Esteves
"Listas desse tipo são tão divertidas de se fazer quanto temerárias. Esta é especialmente duvidosa, porque feita a partir de um universo um tanto restrito - falta-me conhecer muita coisa boa que se fez na música francesa desta década e de outras, e a prova é que estou sempre descobrindo coisas legais no seu programa. Aprovei e retomo a sua solução de fazer uma lista cronológica, pra fugir da encrenca de ter que classificar os discos."
Henri Salvador :: Chambre avec vue (2000)

O canto do cisne (ou quase) de um gigante da música francesa. Abriu a década em grande estilo.


A voz da minha geração: identificação total. É o melhor da década - Por "Fanny Ardant", "Tes parents", "Bukowski" e tantas outras.


Álbum desigual. Entra pela dupla "Je fume pu d'shit" / "J'refume du shit", a coisa mais alucinante da década. Crônica da recaída.

Uma voz de menina nessa geração de cronistas melancólicos. Clima cool, belas melodias e sílabas sobrando.

Swing e melodia, soul e rap. Descoberta surpreendente do ano. O disco de estreia é poderoso, mas este é mais longo!

"Las Vegas" é a faixa da década (que Fanny não me ouça), mas esse disco tem mais conjunto. C'est grave comme c'est bien!

Delerm é o cara da década e merece um segundo disco na lista. Pra fantasiar com as volleyeuses de shortinho apertado.

Depois de discos mais apagados, Fersen voltou à grande forma dos anos 1990 com esse disco. Apesar do ukulelê!
Pronto, já fiz o upload com o programa de ontem. Ele, em breve deve começar a funcionar neste player aqui do blog (demora um tempinho para o player atualizar depois que eu coloco as músicas lá no servidor). Para quem não está se aguentando de vontade de ouvir o programa dessa semana, pode clicar nos links abaixo e ouvir as melhores músicas francesas da década de '00.
Eu sei que eu não falei os nomes de várias músicas que foram ao ar no programa de hoje (e que será colocado aqui no blog amanhã à noite) e que tem muita gente que fica com raiva quando eu faço isso.
Mais uma década acaba e, além de pensar que estou ficando velha, é hora também de fazer as famosas listas de melhores da década. O Sob o céu de Paris começou hoje a apresentar uma série de três programas com os melhores dos anos 2000.
Eu comecei a fazer a lista e fui colocando música igual uma louca e, no fim, me deparei com uma playlist de mais de 80 músicas. Isso é um ótimo sinal para a música francesa, mas nem tão bom para o especial de programas que eu estava preparando. Depois de um pente fino e cortes que me levaram à beira da depressão, consegui chegar no seguinte formato para os programas:
30 de novembro - Parte 01: Melhores de 2000 a 2004
07 de dezembro - Parte 02: Melhores de 2005 a 2008
14 de dezembro - Parte 03: Melhores de 2009
Decidi fazer uma lista de top 10 da década para dar uma prévia do que vai rolar nos programas que virão em breve. Ela segue abaixo em ordem cronológica porque eu simplesmente não consegui escolher, entre estes 10, qual fica na frente de qual.


Desculpem pelo programa que não entrou no blog, conforme eu avisei ontem no Twitter, mas, primeiro tive um problema técnico (aquele que normalmente está entre a cadeira e o computador) e depois tive um problema de servidor.
O programa está funcionando corretamente agora e seguem abaixo os links:
Bloco 01
Bloco 02
Bloco 03
Bloco 04
O programa de segunda está disponível no player deste blog. E também nos links no final do post. A playlist é essa aqui:
Bloco 01
Sob o céu de Paris – 09 de novembro de 2009
Bloco 01
Bonjour, eu sou a DJ Penélope e começa agora mais um Sob o céu de Paris.
1. Yves Montand - “La chansonette”
2. Benjamin Biolay - "Ete sur la Côte"
3. Edith Piaf avec Théo Sarapo - “A quoi ça sert l’amour”, com .
Bloco 02
4. Nouvelle Vague - “I melt with you”.
5. Rose - “Yes we did”
6. The Lovers - "Lovecats"
Bloco 03
7. Alain Souchon - “La vie ne vaut rien”,
8. Jacques Dutronc - “J’aime les filles”
9. Henri Salvador - “Tout doucement”
10. Georges Brassens - “Boum”
Bloco 04
11. Isabelle Aubret - “Mais que nada”,
12. Claude Nougaro - “Bidonville”
13. Elis Regina avec Pierre Barouh - “La nuit de Masques”
Postagem em destaque
As 10 melhores músicas para aprender francês
Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...











