Vieille Canaille

abril 07, 2011

Sábado passado, Serge Gainsbourg, se estivesse vivo, completaria 83 anos. A mesma idade do meu avô. E essa é uma comparação engraçada, já que meu avô, que foi da FAB, não tinha absolutamente nada de Gainsbourg. Se comparados, meu avô provavelmente pareceria o avô de Gainsbourg. Mesmo assim, eles tinham a mesma idade, e Gainsbourg, ariano que só ele, tinha alma de criança: gostava de desafiar, testar limites, rebelar-se contra tudo, até contra si mesmo.

Conforme prometi aqui, vai agora a difícil lista de 10 melhores músicas de Gainsbourg:

1. Je suis venu te dire que je m'en vais
2. La Javanaise
3. Elisa
4. Marilou sous la neige
5. Le poinçonneur de Lilás
6. L'eau à la bouche
7. L'anamour
8. Ces petits riens
9. S.S. in Uruguay
10. 69 année érotique

P.S.: Não me critiquem por deixar de fora "Je t'aime, moi non plus". É só que acho que Gainsbourg é tão maior do que este hit conhecido pelos brasileiros como "música de propaganda de motel".

E, para fechar, fica aí embaixo uma música que teve que ficar de fora da lista por não caber, mas seria o décimo primeiro lugar facilmente, se esta fosse uma lista de 11 melhores. A versão é do nosso queridinho Ben L'Oncle Soul.

Posts relacionados

4 comments

  1. Lista é lista, sei bem como funciona... Mas eu não deixaria Melody de férias!

    ResponderExcluir
  2. Qual das Melody, Bernardo? (com o perdão do trocadilho)

    ResponderExcluir
  3. Achei justíssima a lista. Eu faria o mesmo Top3, mas acho que trocaria 'S.S. in Uruguay' por 'L'hotel particulier'.

    Acho que 'Je t'aime, moi non plus' é uma música tão utilizada por aí que anda "gasta" (na minha opinião) e como vc disse, não reflete nem um pouco a obra tão rica do Serge Gainsbourg.

    Continue com o bom trabalho. Adoro música francesa e sigo alguns blogs sobre o assunto, mas este é o que está mais próximo do meu gosto musical. :)

    Bisous

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

As 10 melhores músicas para aprender francês

Muita gente que frequenta o blog vem aqui porque sabe que o melhor jeito de aprender uma língua é ouvindo música. Eu mesma, ao contrário do ...